• Estrategismo
  • Posts
  • Como encontrar ideias de negócio que não sejam uma droga? Use esse método para analisar suas ideias

Como encontrar ideias de negócio que não sejam uma droga? Use esse método para analisar suas ideias

9 de Março, 2024

Bom dia ☕️ 

Essa semana vimos algo surpreendente, o Bitcoin, pela primeira vez na história, bateu o seu preço máximo antes do Halving que está projetado para abril.

Preço Máximo: $69.427,00 USD

O halving fará com que exista menos oferta para o bitcoin, aumentando assim a aposta que ele poderá valorizar muito mais. (Alguns analistas estão prevendo até 200.000,00 dólares!)

Aprenda

Como encontrar ideias de negócio que não sejam uma droga? Use esse método para analisar suas ideias

Eu já trabalho na área de desenvolvimento de novos negócios a mais de 10 anos.

No começo era muito difícil saber encontrar algo novo e legal, e durante esse tempo eu já tive a oportunidade de criar diversos produtos, alguns bons, outros ruins. Um exemplo de um produto magnífico que criei foi ná area de tecnologia educacional.

Eu já investi tanto tempo e dinheiro na área de inovação que eu já criei projetos para empresas internacionais, como no Japão e no Vale do Silício.

E você sabe qual é o segredo? 💡 

As ideias boas geralmente apresentam os mesmos sinais, e elas sempre solucionam pelo menos grande problema.

Mas como identificar esses problemas?

Para isso eu uso sempre a mesma metodologia quando vou analisar uma nova ideia de um novo negócio. Essa metodologia me ajuda a descartar uma ideia, ou levá-la adiante:

Com essa ideia, eu tento a encaixar em pelo menos uma desses 6 grandes demandas de mercado. Se não a encaixar, a dificuldade para conseguir clientes irá aumentar.

1. Popular

Acontece quando muitas pessoas enfrentam um mesmo problema.

Exemplo: Uber - Muitas pessoas tinham que enfrentar a experiência não muito agradável com taxis. O uber veio para solucionar esse problema popular entre todos.

2. Muito Caro

As soluções atuais são muito caras para resolver os problemas atuais dos clientes.

Ex: Hoteis em Nova York eram muito caros, isso possibilitou a entrada de um concorrente inovador, o Airbnb.

3. Crescente

O número de pessoas que está enfrentando esse problema vêm crescendo, esse é um tipo de problema/solução que também pode ser considerado como um Macro Trend.

Ex: Amazon é um bom exemplo disso, Jeff Bezos viu que a internet estava crescendo de forma exponencial na decada de 90, e teve a ideia de criar o maior e-commerce do mundo.

4. Urgente

Quando pessoas possuem esse problema, elas querem resolver o mais rapido possível.

Ex: A get ninjas oferece prestadores de serviços sob demanda. Então quando um cano estoura na sua cara, você quer que esse problema seja resolvido o mais rápipdo possível

5. Mandatório

O governo cria novas regras, leis e regulamentos que acabam criando uma necessidade no mercado.

Ex: O processo de compra de produtos e serviços por parte do governo exige licitações, nesse sentido abriu-se um mercado para o "Portal de Compras Públicas", um marketplace de licitações para aproximar vendedores de compradores.

6. Frequente

Quando as pessoas possuem esse problema, ela normalmente ocorre frequentemente.

  • Ex: Pessoas que necessitam de medicamentos frequentemente para tratar sua doença não podem parar o tratamento, e podem se beneficiar de um serviço de entrega mensal de remédios na porta de sua casa.

Uma ideia pode ter mais de uma demanda.

  • iFood: Popular, Crescente.

  • Get Ninjas: Urgente, Crescente

  • nuBank: Popular, Muito Caro

Validando a sua ideia

Após ter a sua suposição de que a sua ideia se encaixa em um ou mais itens dessa lista, é importante ir para o próximo passo e validar se as suas suposições são verdadeiras.

Na área de validação entram as pesquisas quantitativas e as pesquisas qualitativas. As pesquisas quantitativas são efetivas para que em um segundo momento você possa encontrar o tamanho do mercado, porém são nas pesquisas qualitativas que você realmente validará que a sua suposição é verdadeira.

Uma das melhores metodologias para trabalhar com isso é a metodologia de Design Thinking, onde o objetivo central do método é justamente em encontrar os problemas dos clientes.

O website inventta criou um artigo muito bom que irá lhe ajudar a criar as perguntas e como conduzir as suas entrevistas: https://inventta.net/design-thinking-e-o-reaprender-a-dialogar/

Acontece no mundo